As bicicletas elétricas se parecem com bikes comuns, mas aproveitam a vantagem de três componentes para funcionar: O motor, a bateria e o conjunto de tração
O motor elétrico é a parte mais importante da ebike. Os diferentes tipos de motores que podem ser encontrados são: Cubo dianteiro, cubo traseiro e motor central (mid-drive).
O motor no cubo dianteiro fica na roda da frente e faz tração fazendo a roda girar. Você tem a sensação que a bike está sendo puxada para frente.
Quando o motor está no cubo traseiro, aquela roda dá a sensação de que você está sendo empurrado, é mais agradável que no dianteiro.
O motor central atua no conjunto de tração (pedivela e cassete traseiro) ao invés do cubo. A sensação é bem mais próxima do natural, e a força, incomparável.
As baterias modernas de Lítio são leves e permitem de 30 a 100km de autonomia por carga, mas isto depende da condução do ciclista. A bateria dura cerca de 300 a 400 ciclos, ou seja, vários anos de alegrias até precisar de substituição.
O ciclista pedala normalmente como qualquer bicicleta
O motor é ativado quando os pedais entram em movimento. Isso permite que o ciclista faça exercício, mas com uma ajuda que facilita o passeio.
O ciclista simplesmente aciona o acelerador e a bike se move sozinha como num ciclomotor. O ciclista não dá assistência e a bateria é exigida ao máximo.
O conjunto coroa, corrente e cassete fornece o torque necessário para garantir o movimento das rodas da bicicleta. Motores centrais (Mid-drive) enviam força diretamente para o conjunto, permitindo que o ciclista mude as marchas, tornando a bike mais leve ou mais rápida dependendo da necessidade do momento.
Carregar a bateria é tão simples quanto carregar o celular. Baterias de lítio de boa qualidade precisam de cerca de 6 horas para uma carga completa (2A/h) e contam com uma vida útil de cerca de 500 ciclos.